Início > Provas > Prova Discursiva de Controladoria.

Prova Discursiva de Controladoria.


                               Boa noite pessoal

                               Hoje vou publicar minha prova discursiva de Controladoria. Este é um assunto que me interessa muito, já que quero ser Controler. Mas o interessante é que não achei no livro de Controladoria da faculdade, menção as perguntas feitas na prova. São perguntas bem gerais que eu não encontrei relação direta com o assunto, mas, tudo bem. Tentei ser o mais claro possível e puxar o assunto para o lado financeiro (o que eu achei prudente, ao invés de falar do pré-venda dos mexilhões das frutas do Ceasa).

                               Claro, não preciso lembrá-lo de perder as esperanças de usar minha prova com “cola” para a sua, já que as provas são diferentes para cada dia que faça se for num sábado é uma, se for durante a semana é outra. Imagine se for de outro pólo. Use a prova com guia, como parâmetro, só não use como lenço para nariz.

Prova – Questão 01- O que você entende por pré-venda?

Minha Resposta: A Pré-Venda pode ser entendida, do ponto de vista da Controladoria, como o estudo financeiro feito para que um produto seja colocado à venda com o máximo de eficiência, tanto no que diz respeito à lucratividade quanto do mercado. Custo do produto, prazo de entrega, fabricação, marketing, público alvo, etc. Todos estes fatores fazem parte do Pré-Venda.

Prova – Questão 02 – Dê dois exemplos de serviços na economia e no marketing.

Minha Resposta:

Exemplo de serviços em economia:

 1) A própria controladoria pode ser vista como uma prestação de serviços, na medida que o profissional vende seus conhecimentos às empresas.

2) A auditoria também pode ser vista com um serviço onde o profissional fiscaliza e audita os controles internos de uma empresa e sua movimentação financeira. Exemplo de serviços em marketing: 1) A preparação de uma campanha para venda de um produto ou serviço. 2) A orientação, através de um profissional para melhorar a marketing pessoal de um profissional de uma corporação.

Viram? Eu não sei exatamente o que eles pretendiam com estas perguntas, já que a prova é de Controladoria, mas fazer o que? O livro de estudos é muito bom, e só eu teria umas trezentas perguntas possíveis para esta prova, mas, é a vida! 

Abraço,

Gérson.

  1. Rafael de Oliveira
    26 de julho de 2010 às 12:51 PM

    Boa tarde! Entrei nesse blog de para-quedas , eu tbm sou estudando do sistema EAD da UCB, curso pedagogia e estou no modulo 6. Concordo com todos vcs sobre a demora das notas e a desorganização da UCB, ontem estive no polo conversando com meu tutor e ele disse que era pra mim se acalmar que aos poucos a minha situação ia se regularizando. Outra questao que quero levantar é sobre as provas A1 e A2, é só no meu polo ou em todos os polos o tutor deixe as provas na mesa, vc chega, pega sua prova, vai pra onde quiser do polo e faz (ele diz que nao pode consultar) mas todos abrem o livro descaradamente e quando ele vê simplesmente ignora. Agora ele disse que a prova A1 e sem consulta e a A2 é de consulta. OU seja cada semana que vou no polo muda as regras. Como é no polo de vcs?

    • worobiej
      27 de julho de 2010 às 10:51 PM

      Boa noite Rafael.
      Bem vindo ao blog. Tem informações bem interessantes por aqui, desde dar dicas de gestão de tempo, até exercício de matemática financeira.
      Seu tutor tem razão, as coisas estão se encaixando, e aos poucos a UCB vai dando conta do trabalho.
      Antes de entrar nesta aventura de fazer uma faculdade à distância você deve ter ouvido todo o tipo de coisa contra o método; que é um caça-níquel; que nada funciona que é tudo feito de maneira desleixada e irresponsável. Pois a atitude do seu pólo é que alimenta este tipo de descrédito que este sistema tem. Por causa de atitudes como esta é que o ensino à distância ainda vai demorar pra ser considerado como um excelente meio de aprendizado.
      Isso quer dizer que eles estão se lixando pra você. O que eles querem é que você faça as provas, passe, e naturalmente, pague em dia a sua mensalidade.
      Sinto por você e por seus colegas, que não estão aprendendo o quanto podiam.
      Tem um comentário bem interessante exatamente sobre este assunto, feito pelo Prof. Econ. Gilberto Milani, sobre este assunto!
      As provas NÃO SÃO COM CONSULTA.
      No polo do Unificado, as provas não são com consulta. Nos dias de prova sem tem um monitor que fica o tempo todo na sala, distribui as provas separadas por curso. Mas não é permitido consulta.
      Minha humilde sugestão é a seguinte; estude pra valer antes da prova, e faça a prova sem consulta, e diga para os seus colegas que você não precisa, porque você estudou.
      Desculpe o desabafo, mas eu ralo pra estudar, e me dar bem na faculdade.
      Se tiver outras dúvidas, ou sugestões, estou à disposição para ajudá-los, afinal não somoso do mesmo curso, mas somos colegas de faculdade.

      Abraço,
      Gérson

  2. sandra
    29 de julho de 2010 às 11:38 PM

    CONCORDO COM VOCÊ GERSON E ESTUDO PARA CARAMBA AS PROVAS ESTÃO CADA VEZ MAIS DIFICIL E MESMO ESTUDANTO MUITO NA HORA DE FAZER A PROVA É MUITO DIFICIL.

    • worobiej
      30 de julho de 2010 às 8:19 AM

      Sandra,

      A dificuldade das provas só qualifica o nosso diploma!

      Abraço,
      Gérson.

  3. 13 de março de 2012 às 2:19 PM

    ola

    tambem estou estudando na UCB morro em santa catarina

    • 13 de março de 2012 às 10:46 PM

      Oi Jaqueline,

      Reparta um pouco dessa aventura com a gente. Já me formei, e já não tenho muito assunto.
      Tenho certeza que outros colegas que entraram vão curtir se você compartilhar suas novidades com a gente.
      Bem vinda
      Abraço,
      Gérson.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 151 outros seguidores

